data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Prédio da Reitoria da UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) figura entre as mil melhores universidades do mundo no levantamento do Academic Ranking of World Universities (ARWU), também conhecido como Ranking de Shangai. A pesquisa é realizada desde 2003 e leva em conta fatores como premiações acadêmicas internacionais e citações de trabalhos em revistas científicas de renome. No Estado, a UFSM ficou atrás da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Com variante Delta, recomendação é procurar testagem nos primeiros sintomas
O levantamento contabiliza mil universidades em todo o planeta. A UFSM ficou posicionada no ranking 901-1000, repetindo a colocação do ano passado. Houve uma piora em relação ao desempenho registrado em 2018 e 2019, quando a UFSM figurou na posição 801-900. Não há registros de participação da universidade anterior a 2018.
A área de maior destaque da UFSM no ranking é a de Tecnologia em Alimentos. Uma das pesquisas na área, desenvolvida pela doutoranda Rosane Heck, está há três anos entre as mais citadas no ranking da revista Meat Science, referência mundial nos estudos relacionados a carne. A área de Tecnologia de Alimentos está na posição 101-150 no ranking mundial. Outras áreas de destaque são Veterinária (151-200) e Odontologia (201-300).
Pesquisa da UFSM usa técnica inédita para tornar carnes processadas mais saudáveis
Entre as 21 universidades brasileiras presentes no ranking, a UFSM está na 19ª colocação, a frente apenas da Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
O Ranking de Shangai é uma das principais avaliações internacionais de Ensino Superior